Dia Mundial do Turismo em Brotas - SP

Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta em Brotas (SP) comemora o Dia Mundial do Turismo em 27 de setembro, município ganhou oficialmente o título de "Estância Turística" em julho deste ano.

Dia 27 de setembro é o Dia Mundial do Turismo. Em Brotas, no interior de São Paulo, a comemoração este ano é especial. Essa será a primeira vez que a cidade comemora a data na condição de estância turística. Embora há muitos anos o turismo já fosse um dos mais importantes atrativos de Brotas, o título foi oficialmente concedido pela Assembleia Legislativa do Estado.
A nomeação reconhece o esforço e cuidado que os empreendedores da cidade tiveram ao longo dos anos, para aliar conforto e infraestrutura adequada, respeitando as características naturais e históricas da região. Brotas mantém uma grande parcela de mata nativa, abrigando considerável biodiversidade animal e vegetal, além de várias nascentes e rios encachoeirados, que, no processo de abertura das propriedades rurais, foram sendo utilizados para as práticas de turismo.
Brincadeiras aquáticas não podem faltar
Um dos locais imperdíveis para se visitar em Brotas é o Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta. Por lá, é possível conhecer a famosa nascente que dá nome ao sítio turístico: localizada no meio de uma mata nativa e formando uma piscina natural de 10 metros de diâmetro, a água brota da terra em meio a uma areia muito branca e fina de quartzo puro. Quando as partículas de quartzo entram em atrito com o esfregar das mãos, por sua forma arredondada, produzem um som parecido com o de cuíca, por isso o nome "Areia que Canta". O hotel busca preservar ao máximo a natureza e realizou estudos geológicos na propriedade e, em especial na área da nascente, para que fosse feito o manejo adequado dos recursos naturais.

De origem italiana, a família Farsoni, que dirige o Hotel, não abriu mão das tradições rurais. Ao contrário, além de manter a fazenda em atividade, transformou várias atividades cotidianas do universo rural, como ouvir o som da viola ao redor da fogueira e participar de oficinas de culinárias típicas, como de milho verde, em atrações à parte para os hóspedes. O hotel reúne ainda diversas outras atrações para toda a família, com clima de fazenda e muito contato com a natureza. Pomar com colheita de frutas do pé, moagem de cana, e até tirar leite ao pé da vaca ou passear de trator são algumas das programações sugeridas, incentivando a relação harmoniosa do homem com o campo. No local há estrutura completa para passeios a cavalo, pesca esportiva, tirolesa e passeios de caiaque no Rio Tamanduá. Piscinas, trilhas para caminhada, quadras de tênis, basquete e futebol, salão de jogos, passeio a cavalo, além de locação de bicicleta e triciclo garantem boa diversão.
Passeio de Bicicleta em Brotas
A última novidade é o "Circuito de Bicicleta". Todos os sábados, pela manhã, é possível fazer um passeio monitorado por diversas trilhas do entorno da propriedade da Areia que Canta. Para os experientes, há um percurso de aproximadamente 35km, com 2h30 de duração, em trilhas em meio à natureza. Há também a opção por uma trilha mais leve e curta, com cerca de 10km, que pode ser feito em família, inclusive com crianças. O hotel permite que os hóspedes tragam a própria bike, mas oferece para os interessados a opção de locar bicicletas no local. Para os passeios monitorados, é preciso fazer agendamento prévio junto à recepção do hotel.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail areiaquecanta@areiaquecanta.com.br.
Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta
www.areiaquecanta.com.br

Contribuição com informações: A2N Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a lidar com o medo de Voar de Helicóptero

Hostels El Misti oferecem diárias gratuitas para cicloturistas