Rio deve atrair dois em cada três turistas da Copa


Cidade mais visitada pelos estrangeiros a lazer, o Rio deve receber 413 mil estrangeiros e 841 mil brasileiros durante o torneio

Estádio do Maracanã: palco da final do torneio
A cidade mais visitada pelos estrangeiros que vêm ao Brasil em busca de lazer, o Rio de Janeiro, recebeu 1,6 milhão de turistas internacionais no último estudo do Ministério do Turismo, feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para a Copa do Mundo, são esperados 413 mil estrangeiros e outros 841 mil brasileiros visitando o estado. A cada três turistas em movimentação pelo país, dois passarão por alguma cidade do Rio durante o evento, segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

O Rio tem uma das melhores infraestruturas do país para os turistas. No Ano Novo recebeu dois milhões de pessoas na orla de suas principais praias e para o Carnaval espera 900 mil turistas. A maior concentração, no entanto, aconteceu durante a Jornada Mundial da Juventude, quando 3,7 milhões de pessoas visitaram o Rio.
Além de ser uma das cidades-sedes da Copa, a capital também foi escolhida como ponto de concentração das seleções da Holanda, no Centro de Treinamento da Gávea; e da Inglaterra, no Centro de Capacitação de Exército, na Urca. A seleção brasileira terá como base Teresópolis (Granja Comary) na região serrana do estado e também a Itália, em Mangaratiba, mais ao Sul, município da Costa Verde, uma das dez regiões turísticas do Rio.
Seleção da Holanda vai se concentrar no Rio
Argentinos, bósnios, espanhóis, chilenos, belgas, russos, equatorianos e franceses, que acompanharão os jogos da primeira fase das suas seleções, são presença garantida entre os moradores cariocas. A cidade que recebe quatro jogos da primeira fase terá ainda outros três jogos da segunda fase, incluindo a final, no dia 13 de julho.
Atrativos como as praias cariocas, o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Museu Imperial e o Maracanã são pontos turísticos obrigatórios para quem passar pela Cidade Maravilhosa. Segundo o Observatório do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, os quatro principais pontos turísticos cariocas movimentaram em 2012, mais de 2,5 milhões de turistas, com um crescimento de 12% em relação a 2011. O secretário de turismo do estado, Ronald Ázaro projeta um crescimento de 4,5% do PIB do turismo, que hoje é de 3,5%, passando para 8% nos próximos quatro anos. 
O Rio de Janeiro vai colocar à disposição do turista 14 Terminais de Informações Turísticas em 11 cidades fluminenses. Os totens vão dispor de informações sobre a história de cada localidade, distâncias da capital, duração do percurso, área, clima e temperatura média, entre outras. Os municípios são Paraty, Visconde de Mauá, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Niterói, Rio das Ostras, Búzios, Piraí e Vassouras, além da capital, que possui totens no Pão de Açúcar e na Rodoviário Novo Rio, além de dois equipamentos instalados no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

As cidades que receberão as seleções e também os turistas que irão acompanhar os treinos das equipes, poderão aproveitar as inúmeras opções de turismo que o estado oferece. Em Teresópolis, por exemplo, sede da Seleção Brasileira, ecoturismo, trilhas para cachoeiras e gastronomia alemã e roteiro de cervejarias estão na pauta. Já em outras regiões, não faltam opções de praias, sol, turismo cultural, histórico e religioso, entre outros. Vale ainda uma visita à Cidade do Samba, na Gamboa, onde se concentram os barracões das escolas de samba, um passeio pelo Complexo do Alemão e pela comunidade da Rocinha.
Contribuição com informações: Ministério do Turismo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a lidar com o medo de Voar de Helicóptero

Hostels El Misti oferecem diárias gratuitas para cicloturistas