Entenda o que muda com aumento do IOF


Governo eleva a 6,38% IOF (imposto sobre operações financeiras) sobre compras com cartão de débito no exterior. Aumento passa a valer a partir de 28 de dezembro; nova alíquota ficará no mesmo patamar que a aplicada para compras com cartão de crédito.

O que muda:
Compras com cartão de débito no exterior, a taxa passa de 0,38% para 6,38% (a mesma aplicada em compras com cartão de crédito internacional).
Saques em Moeda estrangeira no exterior: também terá IOF de 6,38%.
Compras com Cheque de viagem e cartões pré-pagos com moeda estrangeira: todos passam a 6,38% de IOF.
Segundo anúncio do Governo a medida foi adotada para igualar as formas de pagamento, para que um meio de pagamento seja preterido por outros em decorrência de sua estrutura de tributação.
A questão é porque não igualou para 0,38%, casa de tributação das transações alteradas, mas sim passou-se a seguir o IOF dos cartões de crédito internacionais (6,28%).
Ponto sem nó? A medida tem arrecadação estimada em R$ 552 milhões por ano. Isso deve pesar no bolso do consumidor viajante no momento das compras.
As compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro não têm alteração na sua tributação, ou seja, seguem com alíquota de 0,38%.
Leia também: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a lidar com o medo de Voar de Helicóptero

Hostels El Misti oferecem diárias gratuitas para cicloturistas